Ementa do Curso A Pessoa Humana

Curso “A Pessoa Humana”

(Centro Dom Bosco)

O conceito de pessoa, como bem ressalta Battista Mondin em seu Dizionario Enciclopedico del Pensiero di San Tommaso d’Aquino, demarca uma linha divisória bastante nítida entre as culturas pagã e cristã. As conquistas desta última em relação ao paganismo representam a resolução de problemas cujo esboço os maiores pensadores da Antiguidade não chegaram sequer a delinear. Em síntese, a dimensão da pessoa como o que de mais perfeito pode haver em toda a ordem do ser é conquista definitiva do pensamento católico, a qual começou a perder-se a partir da modernidade – cujo viés subjetivista, carente de real base antropológica, gerou aporias das quais ainda hoje a filosofia não conseguiu livrar-se de maneira decisiva.

Desde Boécio e Agostinho até a Idade Média, a altitude teorética a que os filósofos cristãos chegaram no tocante a esta questão continua a pairar sobranceira sobre todas as subespécies de individualismo e de solipsismo dos quais dependem – em boa parte – inúmeras teorias do conhecimento e correntes de psicologia ainda hoje em voga. Assim, se para a contemporaneidade o homem ora é contemplado como um ser heideggerianamente sucumbido pela angústia; nietzscheanamente sacudido por uma vontade indomável; freudianamente condicionado por vetores libidinosos; sartreanamente dirigido ao nada; tudo isso, e muito mais, se deve à perda de substrato conceptual justamente neste tópico relativo à pessoa humana.

O pensador decisivo – neste como noutros temas de capital importância para a história do pensamento humano – é Tomás de Aquino. Com ele evitam-se equívocos metodológicos e epistemológicos geradores de gravíssimos erros, a partir dos quais o homem é contemplado apenas em alguns dos elementos constitutivos da sua essência.

Ministrado ao longo de três meses no Centro Dom Bosco (CDB) do Rio de Janeiro, o curso A Pessoa Humana (de 18 horas) procurará apresentar as conquistas decisivas da escola tomista.

PRINCIPAIS TÓPICOS

  • O ato de ser da pessoa humana
  • O âmbito sensitivo da pessoa humana
  • A vontade, liberdade da pessoa humana
  • Razão, consciência e intelecto
  • As virtudes cardeais como dinamismo vital da personalidade
  • Vícios e despersonalização
  • Deus e a personalidade humana

Principais obras de apoio:

Tomás de Aquino

Suma Teológica (II-II)

Questões Disputadas Sobre a Alma

Martín Echavarría

Corrientes de Psicología Contemporánea

La Práxis de la Psicología

Louis Jugnet

Rudolf Allers ou l’Anti-Freud

Magda Arnold

Emotion and personality

Octavio Derisi

Filosofía Moderna y Filosofía Tomista

Tratado de Existencialismo y Tomismo

Los Fundamentos Metafísicos del Ordem Moral

 

NOTÍCIAS RECENTES

COMENTÁRIOS RECENTES

    ENDEREÇO

    Praça Olavo Bilac, 28 - Sl.1817, Rio de Janeiro, RJ
    CEP: 20010-000
    Website: http://centrodombosco.org
    Email: contato@centrodombosco.org

    Login